A montagem em metacrilato produz a sensação de profundidade e tridimensionalidade nas imagens, e é bastante apreciada nas galerias de arte contemporânea.
O Poly(methyl methacrylate) – PMMA, ou Polimetacrilato de Metila, é um termoplástico transparente, usado frequentemente como uma alternativa leve e resistente à quebras quando comparado ao vidro; conhecido popularmente como acrílico, às vezes é chamado de vidro acrílico. Quimicamente, é o polímero sintético de metacrilato de metila.
No mercado de arte brasileiro, “metacrilato” passou a ser sinônimo da técnica de se montar fotografias/obras de arte embutidas entre duas placas de acrílicos cast (face-mounting), prontas para serem penduradas nas paredes, dispensando qualquer outro tipo de moldura.
As propriedades ópticas do acrílico e sua resistência ao UV dão um resultado quase tridimensional às obras de arte assim montadas, que ganham profundidade e um aspecto líquido, além de serem isoladas da umidade e do ozônio, dois conhecidos fatores de risco na longevidade de obras de arte.
Trabalhamos com metacrilatos a partir de impressões inkjet em papel Canson® Infinity Rag Photographique 310g, usando acrílicos cristal de 3mm para a parte frontal da peça, e confeccionando o fundo em poliestireno de 2mm, nas cores branco ou preto, e como acabamento um perfil de alumínio anodizado.

O Papel Canson® Infinity Rag Photographique 310 g/m² – Mate é um papel branco de belas-artes e fotográfico 100% algodão com qualidade para utilização em museus. Foi concebido para satisfazer a necessidade de requisitos de longevidade constante no mercado digital de Fine Art.
Tem uma superfície única extraordinariamente suave e sensual. Também tem uma das maiores densitometrias, que faz com que seja ideal para impressão Fine Art.